Jerichow: “Não é possível amor quando não se tem dinheiro”

O drama do alemão Christian Petzold  aborda o clássico triângulo amoroso de infidelidade dentro do casamento.
 ImagemNos dias que correm talvez se tenha criado uma visão e um conceito do amor demasiado romântico. Possivelmente graças aos próprios filmes e produções americanas que nos vendem as típicas comédias românticas em Las Vegas ou então histórias de amor eternas que perduram com o passar dos anos e têm sempre finais felizes.
No entanto, “Jerichow” mostra-nos uma realidade bem diferente. Ambientado num contexto de uma Alemanha onde existe desemprego, Christian Petzold quis contar o típico enredo que já foi retratado várias vezes ao longo da história do cinema: o clássico triângulo amoroso com algumas particularidades.
O enredo é simples. Laura (Nina Hoss) está casada com Alí (Hilmi Sözer), um empresário turco com alguns problemas com o álcool e de quem depende financeiramente, que acaba por contratar Thomas (Benno Fürmaan), ex-soldado no Afeganistão desempregado, como motorista. Este último, por sua vez, apaixona-se pela mulher do seu patrão e, rápidamente, começa a manter uma relação ás escondidas e a procurar maneiras de se ver e encontrar com Laura.
No inicio do filme, o director cria grandes expectativas e tensão ao começar com uma cena de luto e drama, ou seja, num funeral seguido depois de outra cena na qual se vê Thomas a perder tudo e a ficar sem um centavo, devido a um ajuste de contas. Contudo, a tensão e a intensidade do argumento desta longa-metragem vai decaindo com o desenrolar da história, girando demasiadas vezes em torno á mesma ideia e convertendo em previsíveis os acontecimentos sucessivos .
Imagem
Não obstante, é já no desenvolvimento do argumento, assistimos a uma cena em que a protagonista, Laura, diz que “não é possível amor quando não se tem dinheiro”. Esta, quiçá seja a ideia chave de todo este drama de Christian Petzold, ou seja, a existência de uma grande dependência pelo dinheiro, por parte dos protagonistas, capaz de superar o próprio amor.
Thomas perdeu todas as suas poupanças precisando do seu emprego novo para sobreviver, Laura tem uma dívida milionária e Alí admite ter “comprado” a própria esposa e a sua dívida com a condição de ela não o deixar.
Imagem
Os planos deste drama frio e pouco intenso, quase sempre estáticos, não ajudaram á dinamicidade do filme, assim como os diálogos, que por sua vez não eram muito ricos nem expressivos.
O director Christian Petzold obteve, no Festival Internacional de Cinema em Veneza (2008), uma nomeação ao galardão Leão de Ouro pelo seu trabalho em “Jerichow”,  assim como também foi premiado como melhor filme no  German Film Critics Association Awards (2009).

2 responses to “Jerichow: “Não é possível amor quando não se tem dinheiro”

  1. I’ve done a lot of research and reading on this topic recently. Your article is the only one that makes sense. I’ll come back again.

Deixe um comentário